quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Cadê o PSF?




No Jardim Aeroporto o prédio onde funcionava o PSF está abandonado. Os moradores reclamam que o local virou ponto para uso de drogas.



Na manhã desta quarta-feira (17), a equipe da InterTv foi a dois bairros para ver se o programa do Posto de Saúde da Família está funcionando. No Parque Aldeia, em Guarus, o posto estava reformado e fechado. A comunidade está sofrendo com a falta de atendimento há três anos e ninguém resolveu o problema.
Já no Jardim Aeroporto o prédio onde funcionava o Programa Saúde da Família está abandonado. Os moradores reclamam que o local virou ponto para uso de drogas e tem lixo por toda parte, o que servia para cuidar das pessoas virou área de risco.
Segundo o secretário de Saúde, Paulo Hirano, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) já está sendo cumprida em Campos. A prefeitura já convocou 28 profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e 132 profissionais do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). O concurso público foi homologado em novembro de 2010 e é válido por dois anos. Portanto, ainda há tempo para convocar os demais aprovados, o que vai ocorrer progressivamente, de acordo com as necessidades do município.
Os médicos já estão sendo convocados, mas não estão tomando posse por não concordarem com algumas regras do edital, apesar de já terem tido conhecimento delas antes de fazerem o concurso. Por essa razão, a ESF não foi reativada em sua plenitude. No entanto, a secretaria continua fazendo a convocação de outros médicos aprovados e aguarda o parecer do Ministério da Saúde a respeito do pedido de flexibilização da carga horária desses profissionais.


Clique aqui e assista a reportagem


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...