terça-feira, 9 de agosto de 2011

Aqui estão as perguntas! Onde estão as resposta do "governo da transparência"?

Texto do jornalista Guilherme Belido:

Dez interrogações sobre Campos

   Uns dizem que Campos está crescendo...que está melhorando...que está progredindo...E isso e aquilo. Outros, ao contrário, advertem que o município avança, por inércia, no setor privado, dando a falsa impressão de desenvolvimento quando, de fato, recua em quase todo o setor público. 
   Então, sem querer reviver a frase “eu não vim para explicar, mas para confundir”, penso que caia bem as interrogações abaixo.  
   Comparemos, à guisa de reflexão, os últimos 20 anos e vejamos como estão setores ditos como fundamentais: 

1) A Saúde e o Ferreira Machado transformaram-se e dão atendimento de primeira à população, ou seus corredores permanecem repletos de pacientes que imploram por médicos e remédios?

2) A agricultura interrompeu o ciclo de decadência? A atividade açucareira, ao menos em parte, foi recuperada? O homem do campo consegue viver no (e do) campo?

3) A Rede Municipal de Ensino cresceu, aparelhou-se e atende às nossas crianças e jovens?

4) Espaços de grande tradição e utilidade pública, como, por exemplo, o Mercado Municipal, foram restaurados e modernizados? 

5) E o projeto de recuperação do Centro Histórico de Campos, aconteceu?

6) A cidade passou a contar com uma grande, moderna e funcional rodoviária? E o trânsito? Foi planejado e atende ao crescimento natural da demanda?

7) O sistema de transporte público coletivo (cidade/bairros/distritos) foi integrado e expandido?

8) Os distritos e os bairros periféricos foram contemplados com políticas públicas de saneamento e infra-estrutura e urbanização?

9) A miséria, vista a olho nu (e a esgoto de céu aberto) na periferia, foi eliminada ou, quando nada, contida? As famílias que moram em áreas de risco foram transferidas para locais seguros?

10) Melhoramos a taxa de emprego (população x postos de trabalho) ou passamos a perder para Itaperuna? A renda per capta do trabalhador campista cresceu? E a qualidade de vida do povo? Aumentou aos níveis dos repasses mensais dos royalties do petróleo?

   Bem, se você, leitor, conseguiu marcar um monte de sim, que ótimo para Campos. Alguns, talvez...? Um, pelo menos? Não? Sério...nem unzinho? (08/08/2011)

Fonte: www.belido.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Está muito certo. A 11ª pergunta é ONDE ESTÁ A RESPOSTA DA PREFEITA.
O jornalista Guilherme Belido, este nasceu jornalista, equilibrado, direto e imparcial, resumiu em 10 perguntas o que acontece na cidade.
Muito bom

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...