quinta-feira, 22 de setembro de 2011

DEAD DROP - REDE OFFLINE


UM PLUGUE USB NA PAREDE?

Em outubro de 2010, o artista alemão Aram Bartholl iniciou em Nova Iorque um projeto inovador para o compartilhamento gratuito e anônimo de arquivos, o qual chamou de Dead Drop.

 Um Dead Drop consiste basicamente num dispositivo de armazenamento, geralmente um pendrive, que é incrustado em paredes, muros, prédios ou qualquer estrutura em local público para que se torne acessível a qualquer um. Todos são convidados a depositar ou encontrar arquivos num dead drop, bem como instalar os seus próprios livremente.
Preferencialmente um dead drop deve ser conectado a alguma estrutura fixa com apenas a sua entrada pela qual possa ser conectado a um computador estando visível. Assim, qualquer um pode conectar seu notebook ou outro aparelho à entrada e participar.

Maiores informações podem ser encontradas no site oficial do projeto, que possui a localização de todos os dead drops instalados no mundo, além das instruções sobre como fazer o seu.

No Brasil, no momento, existem apenas 3 dead drops instalados. Um no Rio de Janeiro, um em Florianópolis e um em Ivoti-RS.  Todos os que se encontram nas localidades destes dead drops estão convidados a usufruir dos mesmos.

Um trecho da descrição do dead drop de Floripa.
Não me importei em doar um Pen-Drive vendo a possibilidade desse ato diversificado, inovador e um tanto curioso.
Pessoalmente me orgulho é de dar um ponta pé inicial em algo novo e de tomar esta iniciativa.
Agora se vai dar certo ou não é outra história, mas o que seriam das atitudes se ao ver um obstáculo deixassem de ser tentadas?

Enfim, vejo vários problemas nesse projeto de qualquer forma.. primeiro quanto a durabilidade do pen drive devido as chuvas ou umidade do ar; de alguma pessoa mau intencionada de vir e simplesmente quebrá-lo sem ao menos saber do que se trata; e talvez até mesmo alguma pessoa colocar um vírus aqui, o que não seria nada legal também. (espero você não ser um desses) ahahah

Escolhi a UFSC tanto pela diversidade das pessoas, quanto por acreditar que aqui as chances de uso serão maiores... não costumo andar com meu lap top pela avenida rio branco ou felipe schmit, e sim quando venho estudar na universidade. (acredito que muitos fazem o mesmo). O resto vai da curiosidade humana, convenhamos.. um pen drive saindo da parede..

Agora uma sugestão minha. Como cada Dead Drop é unico, seria legal das pessoas compartilharem algo realmente seu, que não é simplesmente encontrado na internet.. e sim AQUI! porém fiquem livres para compartilhar aquilo que convém, um bom autor, sugestão de filmes, uma super-receita, eu sei lá! algo individual. no meu caso.. vou compartilhar um documento com o que lembro e anoto de meus sonhos, não sei se vai agradar alguém, mas garanto que isso não vai ser achado na internet.
 

http://deaddrops.com/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...