terça-feira, 12 de julho de 2011

Yahoo! invade a privacidade de seus usuários

Do Terra
Novo termo de serviço do Yahoo! permite a leitura dos emails
11 de julho de 2011  19h41 
 Getty Images
Mudanças nos termos de serviço gera críticas sobre privacidade dos usuários Foto: Getty Images

Uma mudança nos termos de serviço do serviço do email do Yahoo! vem causando polêmica pois permite que a empresa analise as mensagens enviadas e recebidas pelos usuários. A empresa justifica o escaneamento dos emails como uma forma de obter informações para fornecer publicidade direcionada.

No novo termo de serviço, o usuário "concorda em permitir que os sistemas automatizados do Yahoo! façam o escaner e analizem (sic) todo o conteúdo das comunicações em processo de envio ou recebimento, que foram enviadas ou recebidas pela sua conta (tais como, conteúdos de e-mail ou mensagens instantâneas e mensagens de SMS), incluindo conteúdo armazenado na sua conta para, sem limitação, fornecer recursos personalizados de produto e conteúdo". O termo avisa ainda que essa opção de privacidade não pode ser desativada. Além disso, ao concordar com o termo o usuário concorda que tem a obrigação de notificar usuários de outros serviços de email sobre a análise das mensagens, já que o serviço prevê o escaneamento de emails enviados e recebidos.

Segundo o site Daily Mail, a mudança nos termos provocou a ira nos defensores de privacidade. Segundo o site, a porta-voz do Consumer Watchdog, Georgina Nelson, afirma que a medida é uma violação grosseira da privacidade dos usuários e que a mudança é "absurda e irreal". Um porta-voz do Yahoo afirma que a medida também serve para detecção de spam, malware e proteção contra abusos. Segundo ele, esse escaneamento de emails já é utilizado pelos principais concorrentes do Yahoo!.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...