quinta-feira, 14 de julho de 2011

5 sons inventados para melhorar a experiência do usuário

Confesso que sabia apenas do som fake de um motor eletrico, achei a informação muito interessante.

5 sons inventados para melhorar a experiência do usuário

Esses dias li um artigo que exemplificava 5 sons falsos que foram inventados para melhorar a experiência do usuário. Compartilhando a lista:

O “clanque” na porta dos carros

Porta de um carroA porta de um carro é essencialmente uma casca oca com partes colocadas no interior dessa casca. Se não for bem desenhada, a estrutura da porta pode potencializar o barulho das peças existentes em seu interior.
Mas as fabricantes sabem que se os compradores não obtiverem algum feedback sonoro de que a porta foi corretamente fechada, isso pode prejudicar a confiança que têm no veículo como um todo.
Para produzir o barulho ideal, as portas dos carros são desenhadas para minimizar os sons de alta frequência (mais agudos, que dão a impressão de fragilidade ou fraqueza) e enfatizar os sons mais graves, que sugerem solidez.

O “vrum” dos carros elétricos

Velocímetro de um carro elétricoJá existe até lei que exige que os carros elétricos tenham um volume mínimo de som, para que os outros usuários da estrada (pedestres e outros motoristas) possam ouvir os carros elétricos que passam por eles.
O Nissan Leaf tem uma caixa de som embutida feita especialmente para gerar esse ruído artificial. O mesmo acontece com as motos ENV movidas a hidrogênio: elas possuem um barulho artificial criado para alertar os pedestres de que elas estão se aproximando.

O barulho constante nos estádios

Foto de um estádioNos EUA muitos estádios já utilizam um som artificial de torcida para ajudar a criar uma atmosfera de rivalidade e incentivar os torcedores de verdade a fazerem barulho também. Os sons de torcida são misturados à música e a outros pronunciamentos – e dizem que se você prestar atenção nas caixas de som, consegue perceber o ruído falso.

O som estático e constante das ligações do Skype

Logo do SkypeTambém chamado de “barulho de conforto”, trata-se de um ruído criado artificialmente pelos softwares de comunicação por voz para preencher os espaços vazios entre uma fala e outra. Já existem tecnologias capazes de reduzir e até anular os ruídos durante uma ligação desse tipo; mas se estes softwares fizessem isso, as pessoas poderiam ter a impressão que a ligação foi encerrada. Estações de rádio também utilizam o mesmo recurso quando fazem os famosos “minutos de silêncio”, garantindo ao ouvinte que o silêncio não foi causado por um problema de sintonia.

O dispensador de notas dos caixas eletrônicos

Caixa eletrônicoExistem fontes que negam que o tal ruído seja proposital, mas todo mundo já deve ter reparado no barulho que os caixas eletrônicos produzem segundos antes de liberarem as notas ao cliente. Alguns atribuem o ruído às partes móveis do caixa eletrônico que transportam o dinheiro de um compartimento ao outro; outros dizem que o barulho é amplificado propositalmente, pois quase não poderia ser ouvido através da parede do caixa eletrônico.
É interessante lembrar que os efeitos sonoros podem ser usados para aprimorar a experiência dos usuários, mesmo onde eles não são estritamente necessários.
Se lembrar de mais algum exemplo, compartilhe aí embaixo na caixa de comentários!

http://arquiteturadeinformacao.com/2011/07/06/5-sons-inventados-para-melhorar-a-experiencia-do-usuario/

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