5 sons inventados para melhorar a experiência do usuário
Esses dias li um artigo que exemplificava 5 sons falsos que foram inventados para melhorar a experiência do usuário. Compartilhando a lista:
O “clanque” na porta dos carros
A porta de um carro é essencialmente uma casca oca com partes colocadas no interior dessa casca. Se não for bem desenhada, a estrutura da porta pode potencializar o barulho das peças existentes em seu interior.Mas as fabricantes sabem que se os compradores não obtiverem algum feedback sonoro de que a porta foi corretamente fechada, isso pode prejudicar a confiança que têm no veículo como um todo.
Para produzir o barulho ideal, as portas dos carros são desenhadas para minimizar os sons de alta frequência (mais agudos, que dão a impressão de fragilidade ou fraqueza) e enfatizar os sons mais graves, que sugerem solidez.
O “vrum” dos carros elétricos
Já existe até lei que exige que os carros elétricos tenham um volume mínimo de som, para que os outros usuários da estrada (pedestres e outros motoristas) possam ouvir os carros elétricos que passam por eles.O Nissan Leaf tem uma caixa de som embutida feita especialmente para gerar esse ruído artificial. O mesmo acontece com as motos ENV movidas a hidrogênio: elas possuem um barulho artificial criado para alertar os pedestres de que elas estão se aproximando.
O barulho constante nos estádios
Nos EUA muitos estádios já utilizam um som artificial de torcida para ajudar a criar uma atmosfera de rivalidade e incentivar os torcedores de verdade a fazerem barulho também. Os sons de torcida são misturados à música e a outros pronunciamentos – e dizem que se você prestar atenção nas caixas de som, consegue perceber o ruído falso.O som estático e constante das ligações do Skype
Também chamado de “barulho de conforto”, trata-se de um ruído criado artificialmente pelos softwares de comunicação por voz para preencher os espaços vazios entre uma fala e outra. Já existem tecnologias capazes de reduzir e até anular os ruídos durante uma ligação desse tipo; mas se estes softwares fizessem isso, as pessoas poderiam ter a impressão que a ligação foi encerrada. Estações de rádio também utilizam o mesmo recurso quando fazem os famosos “minutos de silêncio”, garantindo ao ouvinte que o silêncio não foi causado por um problema de sintonia.O dispensador de notas dos caixas eletrônicos
Existem fontes que negam que o tal ruído seja proposital, mas todo mundo já deve ter reparado no barulho que os caixas eletrônicos produzem segundos antes de liberarem as notas ao cliente. Alguns atribuem o ruído às partes móveis do caixa eletrônico que transportam o dinheiro de um compartimento ao outro; outros dizem que o barulho é amplificado propositalmente, pois quase não poderia ser ouvido através da parede do caixa eletrônico.É interessante lembrar que os efeitos sonoros podem ser usados para aprimorar a experiência dos usuários, mesmo onde eles não são estritamente necessários.
Se lembrar de mais algum exemplo, compartilhe aí embaixo na caixa de comentários!
http://arquiteturadeinformacao.com/2011/07/06/5-sons-inventados-para-melhorar-a-experiencia-do-usuario/
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