quarta-feira, 13 de julho de 2011

Energia termo solar é alternativa é viável

Energia termo solar demonstra ser confiável 

PHYSorg

Usina de energia solar Gemasolar fornece energia durante 24 horas
por Lisa Zyga
tradução Marcos O. Costa
Gemasolar está localizada perto de Sevilha, Espanha, em uma área de 185mil metros quadrados.

Crédito da imagem: Torresol Energia



(PhysOrg.com) – Na semana passada, a usina termo solar de Gemasolar perto de Sevilha, Espanha, se tornou a primeira usina comercial a fornecer energia, ininterruptamente, durante 24 horas, de acordo com os construtores da Energia Torresol. Em contraste com as células solares fotovoltaicas, que usam a luz do sol para gerar eletricidade, as centrais térmicas solares usam o calor do sol para movimentar turbinas a vapor e gerar eletricidade. Uma das maiores vantagens do uso de calor é que ele pode ser armazenado mais facilmente do que a luz, permitindo a produção de eletricidade, mesmo depois do por do sol.

A Gemasolar  produz 19,9 MW de Energia Solar Concentrada, através de um sistema do tipo “power tower”, que consiste em uma matriz de 2650 heliostats (espelhos) que conduzem a radiação solar para o topo de uma de torre central de 140 m de altura. A radiação aquece sais fundidos que circulam no interior da torre a temperaturas de mais de 500 ° C (932 ° F). Os sais fundidos quentes são então armazenados em tanques especialmente projetados para manter as altas temperaturas. Este inovador sistema de armazenamento de calor permite que a usina gere eletricidade por até 15 horas sem radiação solar.

A capacidade da Gemasolar de gerar 24 horas de energia elétrica, representa um passo importante para demonstrar a confiabilidade da tecnologia solar, que é um dos maiores desafios da indústria. Além de fornecer energia contínua em dias nublados e à noite, a resiliência da usina permite gerenciar o fornecimento de energia elétrica enviada para a rede e responder a picos de demanda. Como observado em um comunicado de imprensa da Energia Torresol, “A confiabilidade da energia solar torna-se comparável à das plantas convencionais alimentadas por combustíveis fósseis, o que é decisivo para o aumento da procura por fontes de energia renováveis.”

Como a empresa explicou, Gemasolar só tinha sido operada comercialmente durante um mês antes de seu funcionamento de 24 horas seguidas.

“Gemasolar alcançou um ótimo desempenho em seus sistemas na última semana de junho”, disse Diego Ramírez, diretor de Produção da Energia Torresol. “O alto desempenho das instalações coincidiu com vários dias de radiação solar excelente, o que permitiu que o tanque de armazenamento de sal atingisse sua plena capacidade. Esperamos que nos próximos dias a nossa oferta para a rede chegue a uma média de 20 horas por dia. “

A energia gerada por Gemasolar é enviada para uma subestação de energia nas proximidades, onde é inserida na rede. A Torresol Energia estima que Gemasolar irá gerar 110GWh de eletricidade por ano, o suficiente para abastecer cerca de 25.000 casas, bem como reduzir as emissões de dióxido de carbono em mais de 30 mil toneladas por ano.

A Torresol Energy é uma joint venture entre a Masdar de Abu Dhabi e a empresa líder da construção civil na Espanha a SENER .

 =================================

Enquanto isso na "primeira cidade a ter iluminação eletrica" (Até quando irão os campistas  repetir esse chavão?) a pré-feita veta a lei que colocaria campos entre as cidades mais eco friendly do planeta ... enfim ... acho que na terra do chuvisco o tempo regride, ou seria a mentalidade das pessoas que regride?.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...