sexta-feira, 25 de março de 2011

Bullying e suas consequências

As consequências do bullying são incalculáveis para a vítima e para o agressor. O bullying não está ligado a distinções sociais ou de sexo. Apesar da crença que os centros escolares situados em zonas menos favorecidas são por definição mais conflitivos, o certo é que o bullying faz-se presente em quase qualquer contexto. Em relação ao sexo, tão pouco apresenta diferenças, a menos no que diz respeito às vítimas, posto que no perfil do agressor, há predominância dos homens.

Consequência da violência escolar para a vítima

As consequências da violência escolar são muitas e profundas. Para a vítima da violência, as consequências se notam em uma evidente baixa auto-estima, atitudes passivas, transtornos emocionais, problemas psicossomáticos, depressão, ansiedade, pensamentos suicidas, etc. Somando-se a isso, a perda de interesse pelas questões relativas aos estudos, o qual pode desencadear uma situação de fracasso escolar, assim como o aparecimento de transtornos fóbicos de difícil resolução.
Pode-se detectar a uma vítima de violência escolar por apresentar um constante aspecto contrariado, triste, deprimido ou aflito, por faltar frequentemente e ter medo das aulas, ou por ter baixo rendimento escolar. Além disso, também atinge o plano físico, apresentando dificuldade para conciliar o sono, dores no estômago, no peito, dores de cabeça, náuseas e vômitos, choro constante, etc. No entanto, isso não quer dizer que todas as crianças que apresentam esse quadro estejam sofrendo violência escolar. Antes de dar um diagnóstico ao problema, é necessário que antes se investigue e se observe mais a criança.

Consequência da violência escolar para o agressor

Quanto aos efeitos do bullying sobre os próprios agressores, alguns estudos indicam que estes podem encontrar-se “às portas das condutas criminais”. Também os espectadores, a massa silenciosa de companheiros que, de um modo ou de outro, sentem-se amedrontados pela violência que testemunham, são afetados, podendo provocar certa sensação de que nenhum esforço vale a pena na construção de relações positivas. Para o agressor, o bullying dificulta a convivência com as demais crianças, e o faz agir de forma autoritária e violenta, chegando em muitos casos a converter-se em um deliquente. Normalmente, o agressor se comporta de uma forma irritada, impulsiva e intolerante. Não sabem perder, necessitam impor-se através do poder, da força e ameaça, metem-se em discussões, pegam o material do seu colega sem o seu consentimento, e exteriorizam constantemente uma autoridade exagerada. 
Retirado de:
http://br.guiainfantil.com/violencia-escolar/47-consequencias-da-violencia-escolar.html
_________________________________________________________________________________


Por que estou falando disso.

Em uma escola na Australia, um garoto chamado Casey Heynes cansado de ser provocado e agredido por outro resolveu reagir  e se tornou um herói na luta contra o bullying. O programa ACA (A Current Affair) do canal Australiano Channel 9 entrevistou o Casey Heynes que ficou conhecido como Zangief Kid.



Não consigo parar de assistir!
 Concordo com a reação defensiva de Casey, porem falar "parabéns" é incentivar a violência.


O outro lado da história, veja a entrevista com Richard Gale, Bully de Casey Heynes.

A pressão sobre o jovem australiano Richard Gale, apontado na web como "merecedor" do baita sacode que levou de seu colega de escola, Casey Heynes, é gigante. E isso fica explícito na entrevista que ele deu ao programa de televisão Today Tonight  sobre o vídeo de bullying mais famoso do momento. . ...
Para mim o titulo certo  seria:
Garoto agressor diz que 'Zangief Kid' o provocou primeiro

Foto de Ritchard Gale, o agressor.
Peloamordedeus! Que muleque feio!
Com essa "beleza exótica" acho que ele também sofre bullying.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...